domingo, 4 de janeiro de 2009

A Força da Lucidez

Material com base em estudos de:
Nedley, N Proof Positive; 2000
Irineu César S. Reis ; médico psiquiatra conferência sobre Lucidez - SP, 2001
Sérgio Gegembauer - neurocirurgião palestra – efeitos dos sons na mente
Antropologia
Ellen G.White
Bíblia Sagrada
Adaptação: Isolda Reis A. da Costa – 2002

TEXTOS BÁSICOS:
EFÉSIOS 5:18
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; ”
Apocalipse 22:4
“E eles verão Sua face; e terão Seu nome em suas frontes.”

É impossível estar embriagado e estar cheio do Espírito Santo ao mesmo tempo, ou se está embriagado, ou se está cheio do Espírito. Uma opção exclui a outra.

Se você ainda pensa que ser inteligente é: ...
Apresentar QI 120..., ter um pensamento de alto nível de racionalidade e passar em primeiro lugar no vestibular de universidades famosas...
Obter titulação da MAB ou do MIT.
Ou então que.... ser inteligente é criar uma pintura ...
Construir uma estrutura arquitetônica abstrata...
É uma proeza para pessoas de excepcional superdotação,
Saiba que embora obras de arte ou inventos excepcionais, se devam a grandes cabeças superdotadas...,
A inteligência pode morar em qualquer cidadão, que seja capaz de usar suas funções psicológicas superiores e tenha oportunidade para isso.
Portanto...
Inteligência pode se expressar através de:
* Conhecer – cognição,
* Criar – criação,
* Sentir – emoção.

Atividades Psicológicas Superiores:
• Quando uma pessoa é capaz de expressar-se através de poemas, de produzir novos inventos, de compor músicas, inventar novas soluções para antigos problemas;
• Produzir textos literários, expressar-se através das artes plásticas, usar habilidade para negociar causas sociais difíceis,
• imaginar novos eventos, planejar ações...

Ela faz uso de suas funções psicológicas superiores...

Portanto...
A inteligência, se expressa em conhecimento, criação e emoção. Mas só quando em estado de lucidez, atinge sua plenitude, pela presença do julgamento crítico.
Pessoas em alfa, num barato, suprimem esse potencial.

Como agem as pessoas:
Cara! Sinto-me psicológica e emocionalmente desestruturado! Estou a fim de um porre!
Cara... Afinal, qual o sentido da vida? Quero mais é curtir um barato!
Muitos jovens têm enxergado o mundo através dessas lentes. Os discursos são de “paz e amor”.
A realidade nem tanto, é bem iferente.
Milhares deles passam a vida anestesiados em alfa, alucinados em transe, viajantes das drogas.
 Quando funcionários de empresas do mundo globalizado, pela ameaça constante do desemprego, afirmam:
“Eu quero mais é entrar em alfa”
 Quando o sentimento de impotência diante do tédio existencial afeta jovens do mundo contemporâneo, levando-os a: “Curtir um barato”.
 Talvez não tenham consciência da dimensão dessas escolhas para suas vidas.

“Entrar em alfa” ou “curtir um barato”, ocultam as formas mais sutis de deslucidez que vêm afetando de maneira poderosa jovens e adultos do mundo contemporâneo.
Entrar em alfa ou curtir um barato, apresentam resultados devastadores em provocar o anestesiamento da capacidade crítica dos indivíduos.

Como se processa a deslucidez:
• Pesquisas revelam que as idéias possuem as mesmas características das demais funções fisiológicas.
• Existem ondas elétricas produzidas pelo encéfalo, pelo coração ou mesmo pelos músculos que podem ser registradas. ( eletro encefalograma, etc.)
• Também descobriu-se que os pensamentos passam por fases semelhantes - as ondas pensantes.

O gráfico do eletro encefalograma de uma pessoa normal em pleno domínio de sua mente se apresenta-se em forma ondulatória.

Como se processa a deslucidez:
• Quando em estado hipnótico ou ação química do álcool, da cocaína ou da música, por exemplo, essas ondas do pensamento tornam-se turbilhonadas.
• Deixam de caminhar através de ciclos e passam a apresentar circunvoluções concêntricas.
• Como se fosse um furacão, as idéias passam a ser expressas pela repetição, como acontece com o indivíduo alcoolizado, que repete sempre a mesma frase, pela alteração da consciência.

O gráfico do eletro encefalograma de uma pessoa embriagada ou drogada se apresenta em forma espiral turbilhonada, que se repetem. São ondas pensantes turbilhonadas sob ação hipnótica ou ação química de drogas.

A Entrada em Alfa produz:
Indivíduos sob influência alfa hipnótica:
• entram em circunvolução ideativa que vai formar a base de uma idéia obsessiva e de pobre conteúdo.
• entram em transe - supressão do julgamento e incapacidade de aquisição de símbolos e valores novos.

A Entrada em Alfa produz:
• Seres mandados. Deglutem TV, brinquedos eletrônicos, ou outras formas de deslucidez
• Falta-lhes discernimento; são comandados por fontes que emanam da geração de ondas alfa.
Formas que provocam deslucidez:
• Pesquisas ( Nedley, 2000), revelam que extensa exposição à TV, práticas de meditações tipo orientais, que provoquem o estado alfa no registro cerebral, literatura de auto-ajuda, que contenha exercícios para entrar em alfa, são fatores desencadeadores da deslucidez .
• Músicas que superpõem o ritmo sobre a harmonia com estrutura musical caracterizada pela repetição contínua de um mesmo som: rock, reggae, rap, funk;
• Rituais religiosos com superposição da emoção sobre razão resultando em frenesi por catarse, glossolalia ou contorções corporais, por alteração da lucidez.
• Radicalismo político – ideológico por centralização em idéias obsessivas, com uso de jargões ou palavras de ordem pertencentes a ideologias políticas, excluindo idéias consideradas de oposição.
• Fanatismo religioso por idéias obsessivas ou contendo repetição cadenciada, de textos acompanhados por movimentos do corpo. (lavagem cerebral).

Alterações da Lucidez:
• Todas essas seriam alterações da lucidez, cujo resultado é a fragilização do ser pensante como entidade livre. Pode levar à lavagem cerebral e à extorsão por parte de líderes políticos ou religiosos.
• Comprometer o centro de controle do cérebro, mesmo que temporariamente é algo extremamente grave.
• Deslucidez pode ocorrer por alterações que se processam no lobo frontal do cérebro.

O que diz a inspiração?
“Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são o único meio pelo qual o Céu pode comunicar-se com os homens e afetar-lhes a vida no recôndito. Qualquer coisa que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades mentais.” Testimonies, vol. 2, pág. 347.

“Separai de vós tudo quanto tenha sabor de hipnotismo, a ciência pela qual os instrumentos satânicos operam.” Carta 20, 1902. – Mensagens Escolhidas. II, p. 349

“Não é pela força que Satanás toma posse da mente humana. Enquanto os homens dormem, o inimigo semeia o joio na igreja. Enquanto os homens se encontram espiritualmente adormecidos, o inimigo realiza sua obra de iniqüidade.” – Mensagens Escolhidas. II, p. 349

“Nenhum homem ou mulher deve exercer sua vontade para controlar os sentidos ou a razão de outro, de modo que a mente da pessoa se torne passivamente sujeita à vontade daquele que exerce o controle. Esta ciência pode parecer algo muito lindo, mas é uma ciência que de modo algum deves praticar. ...” – Mente Caráter e Personalidade. II, pp. 713, 714.

“As coisas que descrevestes, ocorridas em Indiana, o Senhor revelou-me que haviam de acontecer imediatamente antes da terminação da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. E isso será chamado operação do Espírito Santo.”
“O Espírito Santo nunca Se revela por tais métodos, em tal confusão e ruído. Isso é uma invenção de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante verdade para este tempo. ... Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma bênção. As forças das agências satânicas misturam-se com o alarido e barulho, para ter um carnaval, e isto é chamado operação do Espírito Santo.” “O Espírito Santo nada tem que ver com tal confusão de ruído e multidão de sons como me foram apresentadas em janeiro último. Satanás opera entre a algazarra e a confusão de tal música, a qual, devidamente dirigida, seria um louvor e glória para Deus. Ele torna seu efeito qual venenoso aguilhão da serpente.”
MENSAGENS ESCOLHIDAS, V II, p. 36

Deus não fala no barulho:
“Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto... ;” I Reis 19:11 a 13

O templo foi construído em silêncio:
“E edificava-se a casa com pedras lavradas na pedreira; de maneira que nem martelo, nem machado, nem qualquer outro instrumento de ferro se ouviu na casa enquanto estava sendo edificada.” I Reis 6:7

O que diz a antropologia:
“O antropólogo Francisco Sparta, em seu livro A Dança dos Orixás: as relíquias brasileiras da Afro-Ásia pré-bíblica (São Paulo: Harder, 1970), discute amplamente a relação entre dança, tambor e transe.’ (pág. 50).
“Ele diz que ‘o transe religioso é provocado pela preparação, pela reclusão, pelas mortificações, pelos banhos, pela dança, pelos tambores’ (pág. 50).
“Falando da cerimônia dos orixás, Sparta diz que ‘as mulheres dançam, saltam e se agitam" e "os tambores acompanham excitando’ a cerimônia e os corpos (pág. 35).
“Definindo o culto dos orixás, Sparta afirma que ‘a música e a dança são os principais fatores dos fenômenos de possessão que se observam nestes cultos mágicos"... ‘
"O ritmo violento dos tambores e a repetição intérmina dos cantos, produzindo fadiga de atenção e amortecimento conseqüente da consciência, levam iniciados a um verdadeiro estado de hipnose. .. ‘
“‘A fadiga produzida pela dança prolongada, agravada pelo toque frenético de andarrum, condiciona o estado de vertigem que favorece a hipnose precursora do transe ou possessão’ (pág. 57).”
“‘Num simpósio de psiquiatria transcultural, realizado em 1968 na Bahia e em seguida no Recife, o pesquisador William Sargant argumentou a favor da relação entre tambor e transe místico. Falou da "lavagem do cérebro", como efeito da música percussiva dos rituais de transe.
“Mostrou ‘cenas de possessão, filmadas em diferentes regiões da África e da América Latina‘ e insistiu que o transe ‘é provocado pela cadência da batidas de tambores’.
“Concluindo sua apresentação, Sargant afirmou que, ‘derivado do culto negro é o rock’and’roll, que provoca um efeito semelhante ao transe’ (citado por Sparta, p. 56 e 57).

Vanderlei Dorneles
da Casa Publicadora Brasileira

Deus não permitiu instrumentos barulhentos dentro do templo, eles eram usados nas ruas e nos campos de batalha.
2 Crônicas 29:25: Foi Deus mesmo quem definiu os instrumentos para serem usados no Templo, não confiou a ninguém:
"E pôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, com saltérios, e com harpas, conforme ao mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do Senhor, por mão de seus profetas".

Amós 5:23
Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.

Mais escritos inspirados:
1. A mente controla o homem todo.
2. Todas as nossas ações, boas ou más, têm sua origem na mente.
3. É a mente que adora a Deus e nos põe em contato com os seres celestiais. MCP, pág. 72
4. Os nervos do cérebro, que se comunicam com todo o organismo, são os únicos instrumentos pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem e afetar a sua vida mais íntima.
O vigor ou a fraqueza da mente têm muito a ver com a nossa utilidade no mundo e nossa salvação final. (...) Todos devem sentir a necessidade de manter a natureza moral estimulada por constante vigilância. Quais fiéis sentinelas, devem eles guardar a cidadela da alma, sem jamais achar que podem relaxar sua vigilância por um momento sequer. MCP, pág. 72

ROMANOS 12:1 – 2
“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Lobo Frontal do Cérebro:
Estudos recentes apresentam o lobo frontal do cérebro, como o endereço da individualidade humana, porque nele se localiza a vontade, o caráter, a moralidade e a religiosidade.

Prejudicam o lobo frontal, além das drogas:
Estado de Transe:
• Dificuldade parcial ou total de auto-percepção ou do meio ambiente, levando ao transe eufórico, provocado por processos metabólicos que ocorrem no cérebro.
• Técnicas de controle mental, utilizadas para fazer com que os indivíduos que as aprendem , possam modificar seu modo de ser. É alienante e despersonalizante.

O Lobo Frontal é prejudicado pelo:
• O uso de álcool, nicotina, cafeína, maconha, cocaína, crack, merla e drogas sintéticas, tranqüilizantes, remédios anti-inflamatórios, medicamentos para redução de dor, antiestamínicos,
• descongestionantes e outros, podem causar destruição de células do lobo frontal .

Efeitos da alteração da Lucidez:
Estamos assistindo em todo o planeta, à formação de uma sub-classe de cidadãos, que provocam, em si mesmos, alterações fisiológicas e comportamentais, pelo uso de drogas..
• Indivíduos que pela entrada em alfa, não se permitem tomar decisões lúcidas, causando empobrecimento em conteúdo e apego a idéias obsessivas .
• Ou que pelo uso de drogas podem destruir células do lobo frontal. Estas são as mais graves ameaças à cidadania.

EFEITOS DE UM LÓBULO FRONTAL AFETADO, COMPROMETIDO
1. Degeneração dos princípios morais.
2. Prejuízo social (perda de amor pela família, amigos, etc.).
3. Falta de previsão para o futuro.
4. Incapacidade de raciocínio abstrato.
5. Incapacidade de interpretar provérbios, profecias, etc.
6. Habilidade diminuída para compreensão matemática.
7. Perda de empatia.
8. Falta de restrição (ostentação, hostilidade, agressividade).
9. Memória afetada (especialmente eventos recentes).
10. Distração e inquietude.
11. Vôo de idéias (fantasias, instabilidade emocional).
12. Apatia (falta de iniciativa).
13. Indiferença para com a condição própria (irrefletido).

Pense nisso:
Não basta ter mente inteligente.
É preciso ter mente lúcida.

O povo de Deus está numa encruzilhada tem que escolher entre ser uma organização religiosa a mais nesse mundo ou cumprir a missão que Deus lhe confiou, receber a plenitude do Espírito e anunciar as três mensagens angélicas concluindo a pregação o evangelho.

Qual será a tua decisão?

“E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai.” Apocalipse 14:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário